Pular para o conteúdo principal

Fwd: Comunica Extensão UFRJ - Especial SIAC/SNCT



Compartilhar Compartilhar
Enviar por e-mail Enviar por e-mail

Festival do Conhecimento

Venha conhecer a Extensão e a Pesquisa da maior Universidade do Brasil. São 6.600 atividades e a programação é aberta e gratuita!

Entre os dias 21 e 27 de outubro, acontece , em toda a UFRJ, a Semana de Integração Acadêmica (SIAC) e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). São mais de 6.600 apresentações de trabalhos, distribuídas por 1.000 sessões, além de 58 performances, 138 oficinas, 28 minicursos, 26 visitas guiadas e 26 exposições e instalações artísticas.

INSCREVA-SE COMO OUVINTE! Estudantes da UFRJ recebem certificado de horas complementares e/ou credenciamento. Clique aqui para se inscrever como ouvinte. 

INSCREVA-SE! Não é da UFRJ? Participe e ganhe certificado como público geral.

DIA 21/10, ÀS 9H

Mulheres na ciência

A visibilidade e atuação feminina nas ciências. Cientistas atuantes com trajetórias acadêmicas e profissionais relevantes em diferentes campos falam da ascensão de mulheres na universidade e como ampliar sua participação nas tomadas de decisões, na produção conceitual e na partilha do capital intelectual e social. Afinal, ciência tem gênero? 

Abertura da mesa com a Magnífica Reitora da UFRJ, a cientista e professora Denise Carvalho, e com as pesquisadoras Denise Freire, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Gisele Pires, Pró-Reitora de Graduação e Ivana Bentes,  Pró-Reitora de Extensão.

Convidadas:

Giovana Xavier, professora da Faculdade de Educação/UFRJ, Doutora em História Social, Idealizadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais Negras da UFRJ, conhecida dentro e fora da academia como preta dotora em seu perfil no Instagram. 

Fernanda Cruz, professora do Instituto de Biofísica Carlos Chaga Filho (IBCCF/UFRJ), trabalha com medicina regenerativa. Ganhadora do prêmio Loréal-Unesco-ABC para Mulheres na Ciência 2018, e laureada pela American Thoracic Society em 2019, 2018, 2016, 2014 e 2010. 

Danieli Balbi, professora na Escola de Comunicação/UFRJ, doutora em Literatura Comparada, pesquisa literatura, dramaturgia, cinema. Leciona na Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos na FIOCRUZ. Diretora nacional da UNALGBTQI+, pesquisadora da Rede Uniperiferias, editora da Revista Periferias e colunista do periódico O vermelho.

Lançamento de livro

Depois do debate Mulheres na Ciência, haverá o lançamento na UFRJ e a sessão de autógrafos do mais novo livro de Giovana Xavier, Você pode substituir mulheres negras como objeto de estudo por mulheres negras contando sua própria história, lançado na Bienal e na FLIP de 2019.

Apresentação artística

A equipe de Ginástica Rítmica da Mangueira será mais uma grande atração da SIAC 2019. As meninas se apresentam durante a abertura da Semana, no dia 21/01, no Auditório Roxinho, e no dia 23/10, em meio às oficinas da SNCT, que acontecem no Ginásio Verão, na Escola de Educação Física e Desportos.

DIA 21/10, ÀS 14h30

UFRJ pela Amazônia e Causas Indígenas

O debate e as pesquisas em torno da Amazônia, bioma planetário, patrimônio da humanidade e os direitos ancestrais dos povos originários da floresta brasileira. Diante de políticas persistentes de degradação do ambiente amazônico, quais as formas e estratégias ancestrais e contemporâneas de comunicar e defender a diversidade cultural dos povos originários do Brasil, preservação de suas línguas e tradições, mas também sua participação nas sociedades contemporâneas? Como ampliar a presença indígena na universidade, colaborando para uma construção do conhecimento, para um aprendizado mútuo e um intercâmbio de experiências no âmbito da interculturalidade?

Convidados:  

Michael Baré Tikuna - Educador e primeiro indígena a adentrar na UERJ pelo sistema de cotas, professor de história e historiador, técnico em arqueologia, mestrando em História Política e Cultura pela UERJ. Atualmente cursa finalizando especialização em Ensino de História Indígena pelo Colégio Pedro II. 

Anàpuáka Tupinambá - É indígena da etnia Tupinambá e Pataxó Hã-hã-hãe (BA). Possui experiência em várias mídias e um vasto curriculum na área de comunicação e meios digitais online e offline. É líder público na organização Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), Co-Fundador do Movimento Agora, idealizador e produtor na empresa YBY Festival de Música Indígena, idealizador da Casa Yandê, CEO e fundador da empresa social de etnomídia indígena Rádio Yandê, entre outros. É membro do HiperMuseus.

Renata Machado Tupinambá - Trabalha como jornalista, roteirista, palestrante e produtora. Trabalha com comunicação indígena desde 2008, atua nos projetos IÍndio Educa e  Rede Índios Online. Ao lado de Anápuáka Tupinambá e Denilson Baniwa, fundou, em 2013, a primeira rádio indígena online no país: a Rádio Yandê, que transmite ao público nacional as realidades e culturas dos povos indígenas no Brasil.

Ricardo dal Farra - É compositor, educador, pesquisador, curador e historiador, especializado em música eletroacústica e artes eletrônicas.  É Professor do Departamento de Música da Universidade Concordia (Canadá) e diretor fundador do Centro de Experimentação e Pesquisa em Artes Eletrônicas (CEIArtE) da Universidade Nacional de Tres de Febrero (Argentina). Dirige o projeto internacional Balance-Unbalance ou BunB, dedicado à busca de soluções para problemas inerentes à crise ambiental global.

Mediação: Henri Acselrad –  É Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ.

Participe das Oficinas e Palestras da SNCT!

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reunirá mais de 60 atividades no Ginásio Verdão, da Escola de Educação Física e Desportos. Todas as oficinas e palestras são livres e gratuitas, basta aparecer!

Não é necessário fazer inscrição.

Todas as atividades acontecem de 9h às 17h, no Ginásio Verdão, na Escola de Educação Física e Desportos.


Acesse a programação completa da SNCT.


Confira alguns destaques:

Tecnologia

A programação também está recheada de visitas a laboratórios e minicursos! Confira mais abaixo. Foto: Laboratório de Bioquímica de Insetos - Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM/UFRJ)
Se você gosta de tecnologia, poderá aprender a programar,  montar robôs. utilizar a tecnologia de modo sustentável e muito mais!

LAGINT – Laboratório de Games Inteligentes

Procuramos incentivar meninas a conhecer a área através da programação em python e manuseio de softwares livres como forma de desenvolvimento educacional.


Robótica Educacional. Foto: Juranir Badaró/Divulgação

Desenvolvimento e Prospecção do Laboratório de Economia Circular Computacional, Computação e Sustentabilidade

Oficina computacional  - atividades de robótica. Voltada para Educação Básica e Média, a fim de promover de forma lúdica o interesse das meninas pelas áreas de Exatas. Esta atividade ocorre apenas no dia 23/10.

Sustentabilidade

Sabia que você pode fazer arte, educar e fortalecer a saúde mental com o auxílio de recicláveis?  

Oficina De Reabilitação Neuropsicológica: O Brinquedo Sucata, Material Reciclado e Práticas Autossustentáveis na Promoção da Educação Ambiental e de Novas Aprendizagens 

Atividade para desenvolver habilidades e criatividade, promovendo a educação ambiental e novas formas de se aprender a fortalecer a autoestima, a interação social e o trabalho em equipe.  

Arte e Sustentabilidade: um Espaço em Construção

Oficina do projeto Criarte, mostra de vídeos e de fotos de obras de arte consagradas, realizadas com matéria-prima sustentável e reciclagem. O trabalho pretende estimular crianças a realizar atividades artísticas utilizando materiais disponíveis na natureza, materiais orgânicos e descartáveis. 
 
Imagem: Obra de Jane Perkins com material reciclado
 

Alimentação

Teremos várias oficinas voltadas para a alimentação saudável, sem nunca perder de vista o desenvolvimento sustentável. 


Os Alimentos do Campo à Mesa

Jogo interativo demonstrando que cada etapa do ciclo da vida pela qual um alimento passa para chegar à mesa contribui de diferentes formas com o impacto ambiental. 

Escolhas Alimentares: Saúde E Meio Ambiente

Observar os diferentes tipos de processamento de alimentos e embalagens. Os participantes selecionarão as imagens dos alimentos utilizados no preparo da refeição. Haverá um debate sobre o tema correlacionando as escolhas feitas com o impacto na sua saúde e no meio ambiente.
DIA 23/10, ÀS 11h

The Intercept: do caso Snowden à Vaza-Jato

Juntos pela primeira vez no Brasil, Betsy Reed, editora global do premiado site de investigações jornalísticas The Intercept, e Leandro Demori, editor-executivo do Intercept Brasil, irão discutir a abordagem editorial e jornalística do site nos âmbitos da política, corrupção, meio ambiente, segurança pública, tecnologia, e mídia. A conversa também abordará questões relacionadas a criação do site durante o caso Snowden, trabalhos importantes na curta mais impactante história do site, como as séries "The Drone Papers," e "Vaza Jato," e ameaças recentes a liberdade da imprensa nos Estados Unidos e no Brasil.

Minicursos e Visitas Guiadas

A  programação da SIAC também está recheada de minicursos,visitas guiadas e oficinas, que acontecem em diversos espaços da UFRJ! 

Selecione o local de interesse e confira toda a programação:
Centro de Ciências da Saúde
Centro de Tecnologia
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Hangar Náutico
Campus Macaé

30 Oficinas em Alto-Mar

Uma das novidades da SNCT deste ano é o projeto UFRJ Mar, que realizará diversas oficinas no Hangar Náutico da Ilha do Fundão. Clique aqui e veja toda a programação!
DIA 25/10, ÀS 9H30

10 Anos de Invisibilidade da Política de Saúde da População Negra

Em 2019 completa 10 anos que a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi instituída no Brasil, conquistada através de muita luta do movimento negro. A partir da publicação do Estatuto da Igualdade Racial, essa política ganhou status de lei. No entanto, a negligência e a invisibilidade diante das questões relativas à saúde da população negra imperam no sistema de saúde brasileiro. A atividade dos coletivos e estudantes negros da área da saúde na UFRJ tem por objetivo discutir os aspectos epidemiológicos e sociais que até hoje persistem e ratificam a necessidade dessa política específica voltada ao povo preto brasileiro, além de provocar a reflexão sobre quais caminhos nós dentro da academia estamos construindo para acabar com o racismo institucional e estrutural.

Convidados:

Roberta Mariano Silva - Coletivo NegreX, Medicina 

Joyce Cristina Meireles da Silva - Coletivo Mary Seacole, Enfermagem

Mykaella Moreira dos Anjos - Coletivo Virginia Leone Bicudo, Psicologia

Thaila Gabriela dos Santos - Nutrição 

Divulgação Comissão dos Coletivos Negros e Campanha Anti-Racismo

Fala da estudante Patrícia Cardoso de Jesus - Coletivo Virginia Leone Bicudo, Psicologia
DIA 25/10, ÀS 14H30

Comunicar o outro: Mídia, Dados e Democracia

A Comunicação é um campo decisivo na produção científica, acadêmica e cidadã. A produção de conteúdos e de mídias, a utilização dos dados nas redes sociais, a disputa das narrativas nos meios de comunicação científicos, populares e acadêmicos é o tema desse debate que traz produtores de mídias de diferentes campos para discutir a centralidade da comunicação para a democracia, para a pesquisa e para os diferentes modelos de sociedade. Como comunicar o outro? Como usar as mídias como redes de proteção e apoio? Como produzir pautas e dados sobre o que queremos debater? Afinal, nós somos a mídia!

Convidados:

Clara Sacco - Co-fundadora e coordenadora do data_labe. Comunicadora e produtora cultural formada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense. Atua em projetos que articulam juventude, tecnologia, comunicação, cultura e mobilização popular.

Rodrigo França -  Professor, ator, cientista social, filósofo e coordenador do projeto  social Favela Mundo, sediado na Cidade de Deus.

Raull Santiago - Ativista social e midiativista no Coletivo Papo Reto - coletivo de comunicação independente composto por jovens moradores dos Complexos do Alemão e Penha.
TIRA-DÚVIDAS

Oficina de Extensão para estudantes

As principais dúvidas dos estudantes sobre Extensão e creditação serão abordadas na oficina Saberes em Movimento, durante a Semana de Integração Acadêmica (SIAC).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A atividade é desenvolvida pela Coordenação de Formação Acadêmica de Extensão, e tem como base as perguntas mais frequentes que recebemos na Pró-Reitoria.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Inscreva-se em: sgce.tic.ufrj.br

HORAS DE EXTENSÃO

Faça parte da nossa cobertura colaborativa!

Participe da cobertura colaborativa da Semana de Integração Acadêmica a da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e credite horas de Extensão!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Inscreva-se em: http://bit.ly/coberturaSIAC2019

Programação completa: 
http://bit.ly/ProgramacaoUFRJSIAC
http://bit.ly/programacaoUFRJSNCT

Facebook da Pró-Reitoria de Extensão
Instagram da Pró-Reitoria de Extensão
Site da Pró-Reitoria de Extensão
Copyright © 2019 Pró-Reitoria de Extensão, All rights reserved.
You are receiving this email because you opted in via our website.

Our mailing address is:
Pró-Reitoria de Extensão
Praça Jorge Machado Moreira, s/nº, Cidade Universitária
Rio De Janeiro, RJ 21941-592
Brazil

Add us to your address book


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp


--
Maria da Soledade Simeão dos Santos
Elaine Franco dos Santos Araujo
Coordenação de Ensino do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia EEAN/UFRJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Documentação para diploma

Solicitação de seu diploma após colação de grau: Olá egressa(o), Tendo se formado agora você precisa do seu diploma! Algumas seleções e concursos exigem diploma ou utilizam o diploma como critério para pontuação. Não demore para solicitar, pois a emissão ocorre no âmbito central da UFRJ e não é instantânea. O processo de requerimento de diploma é digital e segue pelo SEI (Sistema de Informação Eletrônica) da UFRJ, você precisa digitalizar documentos de modo legível e enviar para nós.  Veja abaixo como proceder corretamente para receber o mais rápido possível o seu diploma. 1) Digitalize os seguintes documentos em formato pdf: 1)   Certidão de Nascimento ou Casamento;  2)   Identidade e CPF;  3)   Certificado de Reservista (homens); 4 ) Título de Eleitor;  5)   Comprovante de Votação ou Certidão Eleitoral; 6 )   Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar;  7)    Nada Consta da Biblioteca / UFRJ.. 2) Você deve  baixar este formulário de requerimento ,  preencher com

[mar 24] Ap. Ped. - Resultados monitoria apoio pedagógico 2024 - vagas preenchidas

  DRE Vaga Ação afirmativa média em prova específica para vaga Segunda vaga na disciplina 122151454 1 SIM 8 122070072 2 SIM 10 122117777 3 SIM 8 123412811 4 Não 10 122141001 4 Não 10 * Segunda vaga preenchida pela maior nota geral na prova e critérios de desempate Link das notas: NOTAS Recursos aos resultados desta seleção até às 21h do dia 08/03/2024 pelo fale conosco contido neste site

[mar 24] Monitoria - Resultado Monitoria 2024 - vagas preenchidas

  DRE Vaga Ação afirmativa média em prova específica para vaga Segunda vaga na disciplina 120176767 1 Sim 10 123418003 2 Sim 7,8 118050468 3 Não 6,75 122151226 4 Sim 9,6 121157318 5 Não 7,0 121078700 6 Sim 10 122038711 6 Não 10 * 122171234 7 Não 7,2 122039181 8 Sim 8,3 121052275 9 Não 10 * 120041857 9 Sim 7,7 119180460 10 Sim 8,3 120032010 12 Não 7,3 120067837 14 Não 6 119144333 15 Não 7,1 119138942 16 Sim 8,6 * Segunda vaga preenchida pela maior nota geral na prova e critérios de desempate LINK NOTAS:  NOTAS RECURSOS AO RESULTADO ESCREVER USANDO O FALE CONOSCO DESTE SITE, ENVIANDO MENSAGEM ATÉ 14H DO DIA 08/03/2024