Título: Educação Permanente para a Promoção e Prevenção da Tuberculose nas Comunidades
Coordenador: Jaqueline Rodrigues de Oliveira / Técnico
Tipo da Ação: Curso
Edital: RUA 2018-1
Unidade Geral: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem: IDT - Instituto de Doenças do Tórax
Coordenador: Jaqueline Rodrigues de Oliveira / Técnico
Tipo da Ação: Curso
Edital: RUA 2018-1
Unidade Geral: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem: IDT - Instituto de Doenças do Tórax
Início Previsto: 05/03/2018
Término Previsto: 18/09/2018
Término Previsto: 18/09/2018
Resumo da Proposta:
O curso 'Educação Permanente para a Promoção e Prevenção da Tuberculose nas Comunidades'
pretende integrar a universidade junto as unidades de atenção primária de saúde nas ações de promoção e prevenção da tuberculose. Através das capacitações espera-se contribuir no aprimoramento do conhecimento dos profissionais em relação a tuberculose como instrumento de renovação do modo de pensar e refletir sua prática em benefício da comunidade.
Justificativa da Carga Horária: Seleção de estudantes de graduação e residentes através de avaliação curricular e entrevista (4h), Reunião da equipe executora com os estudantes selecionados para definição das etapas e estratégias de trabalho (3h), Construção dos instrumentos de avaliação e sistematização das informações (16h), Reunião de Equipe e de supervisão, orientação e construção/ avaliação do plano de atividades dos estudantes (28h), Encontro com os gestores da unidade de saúde para organizar as atividades em cada unidade (12h), Encontro com os profissionais de saúde para levantamento dos temas a serem abordados nas capacitações em cada unidade(12h), Elaboração dos materiais didáticos de acordo com os temas definidos no encontro anterior (12h), Realização da capacitação em cada unidade conforme cronograma (48h), Avaliação da capacitação e retorno para os profissionais (24h)
Os locais selecionados serão as Unidades de Saúde pertencentes à Área Programática 1.0 que notificaram o maior número de casos de tuberculose nos anos de 2015, 016 e
2017. Entre as unidades que mais identificaram casos de tuberculose nos respectivos anos são: Centro Municipal de Saúde Oswaldo Cruz (173 casos), CMS Ernesto Zeferino Tibau Junior (142), Clínica da Família Dona Zica (111), Clínica da Família Sergio Vieira de Mello (102), Clínica da Família Medalhista Olímpico Ricardo Lucarelli Souza (25 em 2016 e 2017), Clínica da Família Medalhista Olímpico Maurício Silva (29 casos entre 2016 e 2017). (SMS, dados extraídos do COE/SMS). O interesse em realizar as capacitações nas unidades de saúde do centro da cidade é devido ao elevado coeficiente de incidência de casos de tuberculose nessa região. Nessa área, encontram-se vários comércios, lojas, e a população
circulante que pertence muitas vezes à outras regiões mas que encontram no centro da cidade referência para trabalharem formalmente e informalmente.
Os alunos podem ligar diretamente para o meu celular e pode ser um aluno a partir do terceiro período ao sexto período.
Jaqueline - tel 99998-8369
Se utilizou o Blog Oficial da Graduação, favor fazer a avaliação do atendimento pelo formulário eletrônico:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dFNhRDhDSTByOXNSd0VJdzRtdkc1eUE6MQ#gid=0
Agradecemos sua avaliação do nosso trabalho!
Comentários
Postar um comentário