Prezados alunos,
Estamos dando inicio as inscrições dos alunos interessados em participar no projeto de extensão, aprovado pelo SigProj/UFRJ, intitulado "Aprender a lavar as mãos previne doenças". Este projeto visa conscientizar a população que frequenta o ambulatório de um hospital infantil sobre a importância do ato de lavar as mãos, demonstrando as consequências da realização desta prática de forma indevida. Gostaríamos assim de estar esclarecendo a população que a lavagem de mãos pode prevenir muitas infecções, evitar gastos desnecessários, internações e até mesmo a morte.
Poderão estar participando deste projeto alunos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia e em Enfermagem e Obstetrícia. Pela sua participação os 20 alunos selecionados poderão estar recebendo 64horas de carga horária de extensão. Para isso se faz necessário que o aluno tenha cursado, com aprovação, a disciplina de Microbiologia e Imunologia E (curso de Enfermagem) ou Treinamento Científico I (curso Microbiologia e Imunologia).
O projeto será desenvolvido no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes e no corredor de espera do ambulatório do Hospital de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira-UFRJ. Será realizado em uma manha por semana. Está sendo coordenado por mim, Profa. Bernadete Carvalho, e pelas professoras Marinella e Rosana Ferreira, tendo também a participação do Prof. Leonardo Coelho.
Gostaríamos que os alunos que estiverem interessados em participar enviem até o dia 22 de setembro um e-mail para: bernadete@micro.ufrj.br
ASSUNTO: Inscrição no Projeto de Extensão.
As seguintes informações devem ser adicionadas ao corpo do texto:
Nome:
DRE:
Curso:
Período:
Disponibilidade de horário: terça-feira (manhã) ou quinta-feira (manhã)
Telefone para contato:
Em função da disponibilidade do maior número de alunos, estaremos escolhendo o dia para a realização do projeto.
Estamos propondo a realização de uma reunião com os alunos interessados no dia 26 de setembro as 10:00h, cujo local será divulgado posteriormente.
Para fornecer a vocês informações mais consistentes sobre o projeto, estou anexado um resumo do mesmo.
Resumo da Proposta:
Este projeto visa divulgar a técnica correta de lavagem de mãos e a importância desse hábito no dia-a-dia de crianças que frequentam o ambulatório do hospital infantil da UFRJ e suas famílias. Através de questionário iremos obter informações sobre a atividade de lavagem de mãos das crianças e de seus responsáveis. Em seguida, estes lavarão as mãos e através do uso prévio de um composto que fluoresce sob a luz negra comprovaremos se a técnica foi realizada corretamente. Demonstraremos em placas contendo meio de cultivo o crescimento de microrganismos originários de mãos antes e após a lavagem, e de superfícies de contato com as mãos, como maçanetas, utensílios e brinquedos. Em seguida, o público-alvo receberá informações sobre a técnica correta para realizar a lavagem de mãos e sobre a importância do seu uso diário na prevenção de infecções veiculadas pelas mãos. As crianças e seus responsáveis terão a oportunidade de entrar em contato com o mundo dos microrganismos e realizar uma série de atividades que demonstram a presença destes seres microscópicos em suas mãos, como também entender que a sua eliminação diária é um fator importante na prevenção de doenças. O projeto possui também como objetivos o estímulo à educação sanitária da população e a difusão do conhecimento sobre a microbiologia. Para nossos alunos e professores, o projeto estimula a reflexões profundas sobre questões sociais de nosso país, e um reconhecimento do papel deste profissional (futuros enfermeiros e microbiologistas) como veículo transformador da realidade através da difusão do conhecimento.
Acreditamos que este projeto impactará na solidificação dos conhecimentos adquiridos durante as aulas de Microbiologia Médica e estimulará reflexões profundas sobre questões sociais de nosso país, ampliando o reconhecimento do seu papel como profissional (futuros enfermeiros e microbiologistas), como veículo transformador em função da difusão do conhecimento que faz para a comunidade leiga. Assim, o aluno entenderá na prática a importância de melhorar a condição sanitária da população atuando em ações de educação e conscientização. Isto irá contribuir para sua formação como profissional engajado na prevenção de infecções e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida da população assistida.
Aguardamos o email de vocês.
Atenciosamente,
Bernadete
Profa. Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho, PhD
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Centro de Ciências da Saúde
Rua Carlos Chagas Filho 373 - Bloco I - sala I2-017 - Cidade Universitária – CEP 21941-902
Rio de Janeiro – RJ - Brasil
Tel: (0xx21)2560 8344 R. 127 / Fax: (0xx21)2560-8028
Comentários
Postar um comentário