Prezados Alunos
A prova do ENADE está agendada para o dia 20 de novembro de 2016.
As Diretrizes da Enfermagem encontram-se no disposto na Portaria Inep nº 290 de 8 de Junho de 2016. Fiquem atentos para:
O estudante inscrito e convocado para o ENADE que não responder o questionário do estudante e não comparecer à prova, somente poderá se formar (colar grau) após regularizar a sua situação no ENADE no próximo ano, visto que este é componente curricular dos cursos de graduação (Lei nº 10.861/2004).
Art. 2º A prova do Enade 2016, com duração total de 4 (quatro) horas, terá a avaliação do componente de Formação Geral comum aos cursos de todas as áreas e do componente específico da área de Enfermagem.
Parágrafo único. A prova do Enade 2016 terá, no componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
Art. 4º A prova do Enade 2016, no componente específico da área de Enfermagem, terá como subsídio as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, Resolução CNE/CES n° 3, de 7 de novembro de 2001, as normativas posteriores associadas e a legislação profissional.
Parágrafo único. A prova do Enade 2016 terá, no componente específico da área de Enfermagem, 30 (trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
Art. 7º A prova do Enade 2016, no componente específico da área de Enfermagem, tomará como referencial os conteúdos que contemplam:
Bases biológicas:
a) bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde-doença no desenvolvimento da prática assistencial em enfermagem.
II. Bases humanas e sociais:
a) bases humanas e sociais relacionadas ao indivíduo, à família, ao grupo e à comunidade e a contribuição dos determinantes sociais, culturais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais no processo saúde-doença.
III. Bases epidemiológicas:
a) diagnóstico situacional e territorialização.
IV. Instrumentalização técnica e metodológica da ciência de Enfermagem:
a) exercício profissional: história da enfermagem, legislação, associações e entidades de classe, ética e bioética em enfermagem;
b) semiologia e semiotécnica nas diversas fases do ciclo vital;
c) metodologia científica;
d) biossegurança.
V. Enfermagem na atenção integral à saúde:
a) sistematização da assistência de Enfermagem à criança, ao adolescente, à mulher, ao homem, ao idoso, à família, a grupos e comunidades, nos diversos níveis de complexidade.
VI. Gestão e Políticas de Saúde e de Enfermagem:
a) SUS;
b) Políticas públicas de saúde;
c) Políticas públicas para a acessibilidade;
d) Política Nacional de Humanização;
e) Programa Nacional de Segurança do Paciente;
f) Programas de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde;
g) Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais;
h) gerência de serviços em saúde e do cuidado de enfermagem;
i) gestão do processo de trabalho multiprofissional em saúde;
j) gestão do sistema e de organizações de saúde;
k) Estratégia de Saúde da Família.
VII. Educação em Enfermagem:
a) ações de educação em saúde para a criança, o adolescente, a mulher, o homem, o idoso, a família, os grupos e as comunidades;
b) educação permanente;
c) metodologias de ensino-aprendizagem;
d) Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação.
O componente de Formação Geral encontram-se no disposto na Portaria Inep nº 294 de 8 de junho de 2016. Fiquem atentos para:
Art. 3º A prova do Enade 2016 terá, no componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e (08) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
§1º A prova de Formação Geral tem por princípio o respeito aos Direitos Humanos.
§2º As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.
Art. 7º A prova do Enade 2016, no componente de Formação Geral, tomará como referencial os seguintes temas:
I. Ética, democracia e cidadania.
II. Cultura e arte.
III. Globalização e política internacional.
IV. Processos migratórios.
V. Vida urbana e vida rural.
VI. Meio ambiente.
VII. Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa e questões ambientais.
VIII. Responsabilidade social: setor público, privado e terceiro setor.
IX. Sociodiversidade e multiculturalismo: violência, tolerância/intolerância, inclusão/exclusão, sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais;
X. Relações de trabalho.
XI. Ciência, tecnologia e sociedade.
XII. Inovação tecnológica.
XIII. Tecnologias de Informação e Comunicação.
Prof. Claudia Santos
Se utilizou o Blog Oficial da Graduação, favor fazer a avaliação do atendimento pelo formulário eletrônico:
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dFNhRDhDSTByOXNSd0VJdzRtdkc1eUE6MQ#gid=0Agradecemos sua avaliação do nosso trabalho!
Comentários
Postar um comentário